sábado, 15 de outubro de 2011

No inicio não gostava de Pop Art.

Tá, tá legal, hoje eu gosto de Pop Art mas nem sempre foi assim. Não compreendia muito bem qual era o lance das latinhas de sopa Campbell de Andy Warhol, mas ai que está o lance. Quem compreende nossa sociedade capitalista?
Foi em uma exposição sobre o Warhol, na Espação Pinacoteca em São Paulo, que comecei a gostar de Pop Art, talvez o fato de ver de perto o trabalho, ler aqueles textos que ficam na parede das exposições e a resenha do curador me ajudou a compreender melhor a coisa. As latinhas de Campbell Soup e toda seriação nos trabalhos de Warhol agora fazem sentido.

A grosso modo, a Pop Art trata da cultura de massa e capitalista, critica essa sociedade pelo seu modo de vida e excesso de consumo, exposição da imagem e etc.

O interessante é que essas coisas nos vivemos até hoje,não temos mais Marilyn Monroe viva, mas não é preciso muito para achar uma figura dela. Cultuamos artistas como Beyoncé, Madonna e Michel Jackson,  idolatria de produtos como os Iphones da Apple, com longas filas nas portas das lojas, filmes, séries promoções, moda e o youtube veio para perpetuar a famosa frase de Warhol - In the future everyone will be famous for fifteen minutes - Vivemos mergulhados em um mundo de cultura Pop, e isso é ruim? Sabe que eu não sei!

Se você quiser...

E se interessar ,de uma rápida pesquisada aqui na internet ou em livros, você verá que não só a Pop Art  interessante, reflete a sociedade daquela época e de hoje também. Abaixo vou deixar o nome de alguns artistas plásticos que representam a Pop Art.

Andy Warhol, Roy Lichtenstein, Claes Oldemburg, Tom Wesselmann, Richard hamilton,  Laurence Alloway  entre outros.



E em nossa terra tupiniquim também tem Pop Art.
Wesley Duke Lee - mano, gosto muito do trabalho desse cara - José Roberto Aguilar, Carlos Farjado entre outros também.

Bom, é isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário