Lá no Japão, e tinha que ser coisa de japonês mesmo.
Os nipônicos são vidrados em tecnologia e vivem inventando, eu acho isso interessante até certo ponto, o risco de tudo isso é bem básico, confundir virtual com real. Eu não nego, adoro internet e é por isso que tenho o blog, mas tomo o meu cuidado para não viciar muito nisso aqui.
Voltando ao assunto do post, vi no site da BBC BraZil a curiosa notícia de que na terra do sol nascente, a dupla virtual Megpoid e Akikoloid - que nomes são esses mano? - é a sensação e já chegaram à parada dos dez maiores sucessos do país pelo menos sete vezes. Não são apenas virtuais mas também são em 3D...uauuu!
Mas a tecnologia no Japão não se limita a Pop Star 3D.
Essa ai com a bocona aberta é Hanako. Calma, camla! Ela não ser te morder não, é apenas uma robô inventada para que estudantes de odontologia "treinem" suas habilidades antes de ir para a prática com gente de verdade. Isso realmente é algo útil, assim podemos poupar muitas cobaias humanas, e Hanako é legal! Ela não é um humano, mas cansa de ficar com a boca aberta, espirra e pisca, armazena dados, reconhece voz e tem uma pele que simula a pele humana. Puxa...
Já o Riba II ajuda pessoas com limitação de movimentos. O simpático robozinho é capaz de levantar até 80 Kg e suas tarefas são bem simples. Basicamente ele tem que pegar pessoas de camas e por em cadeira de rodas e vice-versa. Riba II é revestido com uma camada de borracha macia, quem tem sensores capazes de detectar massa e postura dos pacientes, assim Riba II pode transportá-los com segurança. Os planos é que até 2015, por enquanto Riba II é um protótipo.
Esses são só três exemplos, eles inventam muito mais coisas, ah se inventam...
Véio, vai ser inteligente assim no Japão...
Fontes:
Cantoras Virtuais.
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/10/111028_vale_este_cantoras_bg.shtml
Hanako 2
http://www.techtudo.com.br/curiosidades/noticia/2011/06/hanako-2-uma-paciente-robotica-para-que-dentistas-possam-praticar-suas-habilidades.html
Riba II.
http://madeinjapan.uol.com.br/2011/10/27/robo-ajuda-pessoas-com-limitacao-de-movimentos-2/
Nenhum comentário:
Postar um comentário