Dia dois de novembro é dia de finados, aquele dia em que muitas pessoas são ao cemitério ou fazem outros ritos para lembrar daquele parente querido que já morreu mas sei lá, eu acho esse lance meio down porque quando queremos lembrar de alguém é só pensar nessa pessoa e enfim, hoje em dia tem dia para tudo.
Mas no México a data de hoje é um pouco diferente, acho que lá, hoje é DIA DOS MORTOS! Bom, se não estou enganado com nosso dia de finados.
O dia dos mortos no México não é coisa tão recente, esse dia já seria celebrado desde antes da chegada dos espanhóis, pelos Astecas, Maias e outros povos daquela região, e claro, não tinham o mesmo significado do rito católico de finados. A festa atual é resulta de um sincretismo de ritos.
La Catrina. |
Pelo o que eu sei, já que nunca estive no México, é que é uma festa bem animada onde os mortos vem visitar os parentes e nesse dia rola comida, bolo, doces, música e caveirinhas de açúcar...Da hora! Também acho que nas caveiras de açúcar se escreve o nome do falecido e são consumidas pelos parentes. Tem o Pan de Muerto, que seria um pão doce enfeitado com algumas figuras e o Altar dos Mortos. O que eu acho mais da hora do dia dos mortos mexicano é a figura da La Catrina que nada mais é do que o esqueleto de uma mulher vestida com trajes da alta sociedade e se não me engano, isso deve ser para lembrar que a morte vem pra todo mundo, pobres ou ricos.
Resumindo. Se Finados aqui no Brasil fosse assim eu iria curtir muito mais, para que tudo meio triste? Tá, sempre achei finados uma data meio estranha, flores e cemitério...eu heim!
Até!
Nenhum comentário:
Postar um comentário